BRK Ambiental inicia trabalho de caça vazamentos noturno em Sumaré 

BRK Ambiental inicia trabalho de caça vazamentos noturno em Sumaré 

Notícias Nov 27, 2019

28 de Novembro de 2019

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou em outubro o trabalho de caça vazamentos não visíveis no período noturno. Com uma equipe composta exclusivamente para esta atividade, o trabalho é iniciado às 21h e finalizado às 07h. 

O trabalho de caça-vazamentos é realizado com hastes e também com geofone e é necessário para que seja possível identificar vazamentos invisíveis em ligações e redes de água. A partir disso, além do reparo, é possível reduzir o índice de perdas. 

“Inicialmente, o trabalho era realizado somente durante o dia, porém, como é um período em que podem ocorrer diversos ruídos como barulho de carro, latido de cachorro, etc, a efetividade na localização desses vazamentos é menor”, explica Fernando Mangabeira, diretor da BRK Ambiental em Sumaré. 

Diante disso, com o objetivo de intensificar essa ação, a concessionária disponibilizou uma equipe para realizar a pesquisa de vazamentos somente no período noturno.

Desde o início dos trabalhos durante à noite, em outubro, já foram identificados 35 vazamentos invisíveis, o dobro do número encontrado pelas equipes diurnas ao comparar o mesmo período. Essa quantidade de vazamento corresponde a 38% de todos os vazamentos detectados no mês. “Com o sucesso da equipe noturna, estamos estudando a possibilidade de agregar mais uma equipe neste horário de trabalho”, complementa Fernando. 

Índice de Perdas 
O trabalho noturno faz parte das ações para redução do índice de perdas que a empresa executa na cidade. “Desde o início da concessão já investimos R$ 14,4 milhões para a redução do índice de perdas. Isso contribuiu para a redução do índice que, quando assumimos a concessão, em 2015, era de 60%, e em 2018, caiu para 40%”, destaca o diretor da unidade, Fernando Mangabeira. 

No total, desde o início da concessão, já foram instalados 56 macromedidores e até o final deste ano serão instalados mais 3. Além desta ação, a concessionária também tem realizado a instalação de equipamentos hidráulicos que equalizam a pressão na rede de água, a substituição de redes e hidrômetros antigos, dentre outras atividades. “Com todas essas ações, nosso objetivo é reduzir o índice de perdas para 30% em 2021”, destaca Fernando.